Bloqueio num elevador – Saiba como Agir

Com o aumento da construção vertical existem mais edifícios equipados com elevador. Desta forma, torna-se necessário tomar algumas precauções na sua utilização. São várias as situações que podem originar a paragem inesperada do elevador. Às possíveis falhas do equipamento acrescenta-se as avarias resultantes da má utilização, em especial das portas.

Assim, quando alguém fica preso no interior do elevador sugere-se que mantenha a calma e tranquilidade, lembrando-se que os elevadores garantem um bom nível de segurança. Não pule ou abane a cabine pois estes movimentos podem originar uma avaria no sistema do elevador.

Peça socorro acionando o botão do alarme do elevador. Em grande parte dos elevadores já existe um sistema de comunicação com o técnico da empresa de manutenção que o acompanha e aconselha. Deve respeitar e realizar todos os conselhos recebidos.

Não tente sair do elevador pelos seus próprios meios nem force as portas. A causa da paragem pode ser apenas momentânea e o elevador pode entrar em movimento de repente causando ferimentos graves ou até mesmo a morte.

Não fume, ao fumar vai reduzir a percentagem do oxigénio no interior da cabine e, consequentemente, sentirá a dificuldade em respirar. Se sentir dificuldades em respirar desaperte a roupa mais apertada e sente-se no chão da cabine pois aí o ar estará mais fresco.

Se tiver consigo o telemóvel, e este tiver rede, use-o para contactar o número de emergência ‘112’ ou os bombeiros da localidade transmitindo todos os dados necessários. Em especial o número de telemóvel que está a ligar para que possa ser contactado se necessário.

Se estiver acompanhado por crianças explique-lhes o que está a acontecer e quais são os procedimentos que estas devem realizar.

O resgate de pessoas no interior de um elevador só pode ser feito por técnicos habilitados da empresa de manutenção ou pelos bombeiros. É importante referir que estas operações se realizadas incorretamente ou por pessoas não habilitadas podem ser perigosas para os vários intervenientes.

Normalmente estas situações são de fácil resolução basta que siga estas instruções e que aguarde a intervenção adequada.

 

Related Posts