Engasgamento numa criança – Saiba como Agir

Ao contrário do que acontece no adulto a obstrução na criança é uma situação mais frequente que ocorre durante a alimentação ou quando as crianças estão a brincar com objectos de pequenas dimensões. Assim que presenciada uma situação destas deve-se actuar de imediato.

O engasgamento na criança ocorre normalmente durante a alimentação ou quando as crianças brincam com objetos de pequena dimensão. No entanto, a criança tem particularidades anatómicas diferentes do adulto:

– cabeça mais volumosa do que o resto do tronco;

– pescoço mais curto;

– língua mais volumosa.

Por este motivo, as manobras devem ser efetuadas com mais suavidade. O suporte básico de vida pediátrico divide-se em três grupos etários: o neonato – primeiras horas de vida; o latente – até a um ano de idade; e a criança – do ano até à puberdade.

Segure o latente de cabeça para baixo, com a cabeça mais baixa do que o resto do corpo, suportando a cabeça com as mãos e apoiando o tórax no antebraço e na coxa. Aplique cinco pancadas interescapulares nas costas entre as omoplatas com a força adequada ao tamanho do bebé. Se este não sair, segure a cabeça do latente na região occipital, ou seja, por trás da cabeça, com uma mão rode o latente em bloco, faça cinco compressões torácicas com dois dedos ao centro do tórax: 1, 2, 3, 4, 5. Inspecione a cavidade oral. Se avistar o corpo estranho remova-o. Repita estas manobras até a situação estar resolvida. Ligue 112 solicitando ajuda.

No engasgamento da criança aplique cinco pancadas interescapulares entre as omoplatas. Se este persistir, procure o umbigo e depois a ponta do externo, com a outra mão feche-a e coloque entre os dois. Faça força para dentro e para cima em simultâneo. A força a aplicar deve ser adequada ao tamanho da criança. Repita as manobras até resolver a obstrução. Ligue 112 solicitando ajuda. Se não tiver sucesso na desobstrução inicie manobras de reanimação siga estes conselhos. São estes pequenos gestos que podem salvar uma vida.

 

Related Posts