Incêndio numa habitação – Saiba como Agir

Conheça os procedimentos de segurança a adoptar perante um incêndio numa habitação.

Os incêndios em edifícios são muito perigosos pois provocam a acumulação de fumo e calor no interior destes. No caso de se deparar com um incêndio dentro da sua habitação proceda da seguinte forma:

Caso veja as chamas utilize o extintor. Se não conseguir apagar o fogo, feche a porta e a janela a fim de retardar a progressão do incêndio e a dispersão do fumo pelas restantes divisões e pelo edifício. Desligue a corrente elétrica saia de casa e ative o alarme do edifício se existir, feche o gás e saia para o exterior do edifício. Nunca utilize os elevadores. Use sempre as escadas no exterior do edifício. Ligue 112 e dê as indicações necessárias:

‘’ – Muito boa tarde. O meu nome é Paulo Almeida. Eu tenho a minha cozinha a arder.’’

Aguarde a chegada dos bombeiros junto da entrada do edifício e forneça-lhes todas as informações tais como o que está a arder, a localização da divisão onde está localizado o fogo, o que fez para evitar a sua progressão, entre outras.

No caso de ficar na inclusão do incêndio, ou seja, retido no interior da sua habitação devido a um incêndio no edifício proceda da seguinte forma:

Antes de abrir uma porta verifique se esta está quente pois pode existir fogo do outro lado. Se estiver quente, tente encontrar outra saída. Se não existir outra saída, isole a porta na parte inferior para não entrar fumo. De seguida, dirija-se para uma janela e utilizando uma peça de vestuário colorida sinalize a sua presença a fim de os bombeiros a detetarem e procederem ao seu resgate. Se a porta não estiver quente, abra-a de forma a protegê-la e acompanhe esta durante a sua abertura. Após abrir a porta, e se existir fumo, ande de gatas o mais próximo do chão pois aí respira melhor. Dirija-se para o exterior utilizando sempre as escadas e confirme se já foi dado o alerta para o 112. Não se esqueça de garantir sempre a sua segurança e a dos mais ocupantes do edifício.

Related Posts