De 25 a 29 de maio, a Feira mais castiça do Ribatejo!

Programa da Feira de Maio 2023

AVISOS – Feira de Maio 2023

A Centenária Feira de Maio, a mais castiça das Festas Ribatejanas, está de regresso à Vila de Azambuja, entre os dias 25 e 29 de maio de 2023.

Serão cinco dias recheados de festa brava e afición, onde não vão faltar atividades equestres, taurinas, um espaço de gastronomia, animação popular e muita música.

Em destaque, na primeira noite, quinta-feira 25, o concerto com a fadista Gisela João, no Páteo do Valverde. Depois, no sábado 27 de maio, o cantor Tony Carreira sobe ao palco, junto à Escola Boavida Canada. Duas grandes propostas musicais, a não perder, gratuitas para todo o público.

Nas ruas da vila, as cinco largadas de toiros continuam a constituir a grande atração do evento (dia 25, às 19h30 / dia 26, às 22h00 / dia 27, às 19h00 / dia 28, às 10h30 / dia 29, às 18h30), fazendo as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes. Isto, sem esquecer as muitas tertúlias particulares, que abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única.

No dia 25 de maio, pelas 17h00, na Praça do Município, acontece a inauguração oficial da Centenária Feira de Maio, que contará com a participação da Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, campinos e elementos das tertúlias. Este dia, dedicado às tertúlias, irá começar, às 16h00, com o tradicional desfile de tertúlias pelas ruas da vila acompanhadas pelo grupo popular “Pilha-Galinhas”; seguindo-se, às 16h30, o espetáculo “Isto é Azambuja”, criando ambiente para a inauguração. É neste dia, que terá lugar o concerto com Gisela João, às 23h00, no Páteo Valverde.

Para a noite de sexta-feira, 26 de maio, está reservado um dos momentos altos da festa, o desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes, a partir das 21h00, seguido da emblemática largada noturna. Após a recolha dos toiros (depois da meia-noite), inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila. Pela noite dentro, e pelas ruas fora…, animação garantida com três grupos de baile – “Geração XXI” no Largo do Rossio, “Solo Así” com o Grupo de Sevilhanas “Tirititrando” de Azambuja no Largo de Palmela, e “Raul & Eu + Empregado” na Praça da Município e ruas da vila. A não perder, também, o tradicional Fado Vadio no Largo da Fonte de Santo António e no Largo dos Pescadores, e três bandinhas itinerantes a animar os arraiais. Às 03h30 terá, ainda, lugar o espetáculo com a “Ganda Banda”, na Praça do Município.

O sábado – Dia do Cavalo, será dedicado às atividades equestres, com o concurso de modelo e andamentos, classe éguas afilhadas, no Centro Hípico Lebreiro, às 14h30; com a prova de perícia de campinos, a prova de condução de jogos de cabrestos, a partir das 15h00, na Rua Engº Moniz da Maia; e o tradicional passeio livre a cavalo pelas ruas da vila e tertúlias.

Pontos altos da animação ao sábado serão a Festa dos Anos 80 da Tertúlia CCM, no Largo de Palmela, que irá animar o recinto das 23h00 até ao romper da manhã. É neste dia que terá lugar o grande concerto com Tony Carreira, marcado para a meia-noite, junto à Escola Boavida Canada.

Na manhã de domingo, 28 de maio, preenche-se a página mais solene da feira, com a tradicional Homenagem ao Campino. Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na homenagem a António José Cruz Gordo, um dos campinos que há mais anos participa na Feira de Maio e que tem dedicado a sua vida à criação do toiro bravo. No segundo momento da cerimónia, será entregue o Pampilho de Honra gravado com o nome do antigo campino José Carlos Semeador (“Zé Moleiro”).

Ainda no domingo, destaque para a tradicional Corrida de Toiros à Portuguesa, pelas cinco da tarde, na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa. A fechar este dia há uma novidade a nível de animação, será um concerto com o divertido projeto musical “Carapaus, Azeite e Alho”, às 22h30, no Largo do Rossio.

Na reta final das festividades, a manhã de segunda-feira, 30 de maio, é dedicada às crianças com a iniciativa “Feira na Vila”, com atividades de animação para alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Especial, pelas ruas do evento. A derradeira tarde preenche-se com a entrega de diplomas e prémios às melhores ornamentações, e despede-se com a última largada de toiros. À meia-noite, um espetáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2023!

Esta edição contempla ainda duas sessões de “Mesas da Tortura”, uma prova de resistência e bravura para os mais corajosos, que terão lugar na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa, de 5ª para 6ªfeira à 01h00, e de sábado para domingo às 02h00.

Este ano, a Feira de Maio volta a contar com o pavilhão de tasquinhas e artesanato – “Praça das Freguesias”, junto ao Pavilhão Municipal e à Praça de Touros, que estará a funcionar nos cinco dias do certame, no horário das 12h00 às 24h00.

De 25 a 29, FEIRA DE MAIO DE AZAMBUJA – a feira mais castiça do Ribatejo! Entre na festa!

Related Posts