Super Lua na segunda-feira, a maior e mais brilhante em 68 anos

O nosso satélite natural vai estar mais perto da Terra e criar ilusão de que ficou maior. A NASA explica o fenómeno e alerta que o próximo só acontecerá em 2034

A segunda Super Lua deste ano vai aparecer no dia 14, segunda-feira. As dimensões do satélite natural da Terra prometem surpreender os mais curiosos porque a última vez que fenómeno semelhante aconteceu foi em 1948.

O melhor lugar do mundo para observar a Super Lua será nos Estados Unidos, mas por cá também será possível contemplá-la.

Na segunda-feira dia 14 às 13:52 (hora de Lisboa) a Lua estará em fase de Lua Cheia e atingirá o perigeu às 11:22 (a 356508,987 quilómetros da Terra), e estando os dois acontecimentos apenas desfasados entre si de 02:30”, explica o Observatório Astronómico de Lisboa.

Nesse dia, a Lua irá nascer às 17:50 e “vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque estando próxima do horizonte vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de óptica”.

Apesar do fenómeno acontecer na segunda-feira, no dia seguinte é possível que a Lua continue a parecer maior do que é habitual.

Não deixe escapar a Super Lua de dia 14 porque, segundo a NASA, isto só voltará a acontecer em 2034.

 TVI24

 

Related Posts